terça-feira, 30 de outubro de 2012

VIII CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Anualmente, professores participam do evento denominado CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, que aconteceu no período de 23 a 26 de outubro, no hotel Itaimbé, em Santa Maria. Neste ano, representando o Município de São Sepé, participaram os professoras de Educação Especial:  Janine Oliveira, Natália Almeida, Renata Pacheco, Maristela Berger, Bernadeti  Casanova e Elsa Gass. Foram momentos de profunda reflexão, desacomodação de saberes, princípio com o qual deve estar pautada a educação. A reconstrução das práticas docentes é um dos caminhos para a construção da qualidade da educação no nosso país, junto a ela, é claro, a bagagem teórica do professor, ou seja, o elo entre teoria (conhecimento) e prática(ação) para um bom fazer pedagógico.
Os palestrantes abordaram de forma geral a “Educação para todos” , como o princípio para a Educação inclusiva, porque ensinar  pressupõe que todos aprendem de formas diferentes. Assim não há mais espaço para o ensino padronizado e muitas vezes o que é visto nas escolas é que os professores ensinam os alunos como no século passado. A sociedade mudou, a mentalidade não é a mesma e a educação continua igual. Os professores que ensinam alunos do século XXI são aqueles que não só dão aulas, mas aqueles que formam em seus alunos conceitos que permanecerão para a  vida inteira, estes sim, fazem o diferencial na educação e, “todos” os alunos aprendem.
Para transformar escolas comuns em escolas inclusivas é preciso, antes de mais nada, transformar a prática de transmissão de conteúdo em práticas de reflexão e construção do saber, porque o papel do professor do século XXI é formar indivíduos críticos, que pensam, que construam saberes, ou seja, que sejam competentes para atuar na sociedade.


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