segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

PNAIC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA


O Município de São Sepé, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura aderiu ao PACTO -  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. 

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
I – alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
II – realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
III – no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.
 A Secretária de Educação, professora Paula Ferreira Machado, juntamente com as professoras Analice Ineu Chiappta e Simone Zuliane Brum assistiram a abertura do PACTO para os municípios da região, no dia 17 de dezembro, em Santa Maria. 
Em São Sepé, a professora Simone Zuliane Brum será a Orientadora dos Estudos da Formação de 120 horas que acontecerá durante todo o ano de 2013 para os professoras alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino.  
Conforme a Secretária de Educação, professora Paula Ferreira Machado "o PACTO é um compromisso em alfabetizar as crianças até os 8 anos de idade, além de subsidiar nossos professores com capacitações e materiais didáticos. É importante destacar que o programa terá como referência os livros e materiais didáticos e pedagógicos fornecidos pelo MEC. Além desses, outros livros e materiais didáticos e pedagógicos existentes nas escolas poderão ser objeto de análise e trabalho no curso de formação. Durante toda esta semana a professora Simone Brum, Orientadora dos Estudos, estará recebendo os conhecimentos para multiplicar para os demais professores alfabetizadores no decorrer do ano de 2013. Assim, pretendemos inovar as práticas pedagógicas e alfabetizar todas as crianças na idade certa." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário