A SMEC
proporcionou mais uma etapa da Formação Continuada para professores da Rede
Municipal de Ensino, no sábado, 26 de maio, com a temática: “Avaliação nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental: a Perspectiva da Progressão Continuada”,
ministrada pela Profª Drª Débora Ortiz de Leão, da UFSM .
Débora
apresentou as políticas de avaliação nas redes de ensino (Prova Brasil, SAERS,
SAEB, entre outras).
Após salientou
a especial atenção que os professores devem ter na Resolução nº 07/2010 –
CNE/CEB - já normatizada pelo Conselho Municipal de Educação - no que se refere
à progressão continuada diferente de promoção automática.
Também
salientou que a avaliação nesses três anos iniciais não pode repetir a
prática tradicional limitada a avaliar apenas os resultados finais traduzidos
em notas ou conceitos.
A avaliação,
nesse bloco ou ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode
ser adotada como mera verificação de conhecimentos visando ao caráter
classificatório e sim à continuidade da aprendizagem.
Portanto, avaliar
faz parte do processo de ensino e de aprendizagem: não ensinamos sem avaliar, não aprendemos sem
avaliar. Dessa forma, rompe-se com a falsa dicotomia entre ensino e avaliação,
como se esta fosse apenas o final de um processo.
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