quarta-feira, 30 de maio de 2012

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES






A SMEC proporcionou mais uma etapa da Formação Continuada para professores da Rede Municipal de Ensino, no sábado, 26 de maio, com a temática: “Avaliação nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a Perspectiva da Progressão Continuada”, ministrada pela Profª Drª Débora Ortiz de Leão, da UFSM .
Débora apresentou as políticas de avaliação nas redes de ensino (Prova Brasil, SAERS, SAEB, entre outras).
Após salientou a especial atenção que os professores devem ter na Resolução nº 07/2010 – CNE/CEB - já normatizada pelo Conselho Municipal de Educação - no que se refere à progressão continuada diferente de promoção automática.
Também salientou que a avaliação nesses três anos iniciais não pode repetir a prática tradicional limitada a avaliar apenas os resultados finais traduzidos em notas ou conceitos.
A avaliação, nesse bloco ou ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental não pode ser adotada como mera verificação de conhecimentos visando ao caráter classificatório e sim à continuidade da aprendizagem.
Portanto, avaliar faz parte do processo de ensino e de aprendizagem: não     ensinamos sem avaliar, não aprendemos sem avaliar. Dessa forma, rompe-se com a falsa dicotomia entre ensino e avaliação, como se esta fosse apenas o final de um processo.
                                    



Nenhum comentário:

Postar um comentário