sábado, 28 de abril de 2012

FEIRA DO LIVRO 2012

Na manhã do dia 25 de abril, aconteceu a abertura da Feira do Livro 2012, com a presença da Patrona Professora Ruth Farias Larré, Prefeito Municipal Arno Cleri Reinstein Schröder, Presidente da Fundação Cultural Afif Jorge Simões Filho, Isabel Lara Simões, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretários Municipais, alunos, professores. Ruth Larré, professora, escritora, agradeceu o convite de Patrona da Feira do Livro de São Sepé e lembrou dos momentos em que conheceu seu grande amigo que leva o nome da Fundação Cultural: Afif Jorge Simões Filho. A abertura também foi marcada pela presença do Coral Municipal Vertente de Prata e ALSE – Associação Literária Sepeense e da aluna da E.M.E.F. Professora Maria José Valmarath, Thamara Rodrigues Machado que, dentro do Projeto Livro na Escola, lançou o livro “Quem Sonha Sempre Alcança”, distribuído em todas as Escolas do Município, editado com o apoio da SMEC e colaboradores. 

A tarde de quarta-feira foi marcada com lançamentos de livros, participação da ALSE e de Vitória Forgerini cantado para os presentes.
 
Quarta-feira à noite Gujo Teixeira, Juca Moraes e Guto Teixeira falaram com os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos do I.E.E. Tiaraju e público presente sobre Prosa Campeira. Os três contaram aos presentes como que iniciaram a escrever seus versos de campo e composições premiadas em Festivais Nativistas, valorizando nossa poesia pampeana e compartilhando palavras e sentimentos que somente a poesia pode nos dar.
Houve participação de Vitória Forgerini que cantou a música "Batendo Água" de Gujo Teixeira.



 
     Na manhã de quinta-feira, Ruth Larré conversou com os alunos escolas de Ensino Médio: CESS, CIEP e I.E.E.Tiaraju, dando orientações de como escrever uma boa redação.
 
O livro distribuído aos Anos Finais do Ensino Fundamental – com versões em Braille, elaborado pela Educadora Especial, Elsa Gass Vegner e Livro-aúdio, com a voz de Zizi Machado – Rádio Fudação Cotrisel.


 
       Thamara conversou com os alunos em cinco sessões: duas na tarde de quinta-feira e três na manhã de sexta-feira.
                        Professores e alunos, emocionados, deram seus depoimentos, agradecendo à SMEC pela oportunidade dada a esta aluna com deficiência visual que emocionou a todos com uma verdadeira lição de vida. Uma menina de 12 anos, sepeense, incentivando os outros alunos a ler e a escrever. Thamara agradeceu o apoio da SMEC, do empenho de sua professora de Braille, Elsa Gass Vegner e do acolhimento da equipe diretiva, professores, alunos e funcionários da Escola Valmarath, onde sempre foi tratada com muito respeito e carinho.  

                                                  Thamara com seu pai Itamar Machado




                              Sessão de autógrafos

Thamara falando no telefone com Eduardo Purper - Escritor do ano de 2011
Thamara e a Educadora Especial Elsa Gass Vegner
 
Equipe da SMEC com os escritores 2012: Paulo Bocca e Thamara
Thamara com a Secretária de Educação Paula Ferreira Machado e com o escritor Paulo Bocca.



                     A E.M.E.F. Professora Maria José Valmarath ofereceu um coquetel aos convidados de Thamara no lançamento de seu livro. 





        


 
          Livro distribuído à Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental:


 
      “Fui na Feira do Livro procurar diversão, encontrei um contador de histórias com uma mala e um violão...”
            Assim que Paulo Bocca cantou e encantou as crianças no lonão lotado, com dinamismo, simpatia, envolvendo todos que leram “Os Amigos de Elvira”.
       Interagiu com as crianças que faziam perguntas sobre o livro, mostrando que a leitura foi realizada em suas salas de aulas, além de trabalhos que muitos alunos levaram até o escritor.


                                             











   
     O lonão recebeu mais de 2.000 mil crianças para assistirem Thamara Rodrigues Machado e Paulo Bocca. 


                 
 
         Na noite de sexta-feira aconteceu o brilhante Recital de Poesias de Ruth Farias Larré e o Tributo à  Whitney Houston – Projeto Ritmo Alternativo, de Paulo de Leon Brum, com interpretação de Karine Nunes e uma Oficina de Contação de Histórias na E.M.E.F. Professora Maria José Valmarath para os professores e atendentes de creches da Rede Municipal de Ensino, ministrada por Paulo Bocca.
           
     
       As E.M.E.F. João Pessoa e Eno Brum Pires paraticiparam com suas cooperativas escolares do PUFV - Programa A União Faz a Vida e a E.M.E.F. com o Projeto SOS Natureza.

    




      
              
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário